domingo, 17 de outubro de 2010
Por que Pré conceituar ?
Título legal não é?! Não foi a toa que eu escolhi, no antigo blog eu já havia falado sobre a questão dos pré conceitos que as pessoas de hoje formam umas das outras. O texto não ficou lá essas coisas, rs. Afinal eu não tinha a mesma visão das coisas como tenho hoje, e também não sabia escrever muito bem, agora eu sei que pra um texto fazer real sentido ele precisa de certo elementos, mas não vamos nos ater a essas coisas de universitário, a questão de hoje é, porque é tão fácil enxergar preconceito no mundo mas é tão difícil enxergar preconceito em nós ?!
Antes de escrever eu quis selecionar um material sobre o assunto pra poder ter base pra falar alguma coisa, li um artigo no site do Mundo e Educação ( não tem autor, por tanto a citação fica sem o nome do mesmo, rs) e a pessoa e/ou pessoas que o escreveram definem preconceito como sendo " (...) uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual. "
Então nos já sabemos que o preconceito é uma postura pré -concebida por determinado grupo social em detrimento a outro. Bom é até um pouco polêmico você tratar do assunto tendo em mente que, se eu falar qualquer besteira aqui eu posso estar corrompendo o eixo da coisa, rs.
Mas eu fico observando as pessoas ao meu redor ( como pedagoga me dou ao luxo de contemplar as pessoas por horas) e as vezes não aguento permanecer muito tempo no meio social, pelo fato de não compreender a alienação humana de hoje. Todo mundo abre o bocão pra falar : " Ah fulano, falou que a vizinha é gorda demais pra namorar - PRECONCEITO" . " Ah, o fulano falou que o vizinho é preto e por isso faz tudo errado - PRECONCEITO" . Mas quando somos nós que falamos mal do vizinho por que ele é gordo, ou olhamos torto pra alguém por causa da maneira como ele se veste ou fala, não encaramos como preconceito. Dúvida cruel não é gente !
Eu não consigo compreender o que se passa na cabeça do povo, mais cheguei a conclusão que é algo como " Errado é o filho do vizinho". O erro não está em mim, mas nas pessoas de fora. E será que é justo continuar com essa mesma visão, num mundo tão globalizado e moderno como o nosso. Não vou falar de valores por que acho que isso necessitaria de uma discussão muito longa e envolveria aspectos dos quais prefiro não expor minha opinião por questões óbvias. O que eu acho que falta nas pessoas é um juízo de valores com base em fatos reais, e não em fatos com base em um conhecimento apenas de senso comum. Não adianta eu dizer que meu vizinho é isso ou aquilo só pelo que vi ou ouvi falar. Assim é com o preconceito, não adianta formar conceito de alguém só pela cor da pele, ou pelo grupo social do qual a pessoa faz parte ou pela opção sexual que a pessoa tem. Isso já não tem mais lugar no mundo em que vivemos. Já está na hora das pessoas acordarem e perceberem que o mundo não é aquele de 10 anos atrás.
Bom é melhor acabar por aqui né, rs
Já escrevi demais, hauhas
Acho que se vocês lerem até aqui vai ser uma honra pra mim, porque é sinal que eu não escrevi muita besteira, rsrs
É isso meu povo, tirem suas conclusões e cometem aí !
Beijos da Cacau !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário