quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ética pra que ?

Você já parou para pensar como a falta de princípios bíblicos tem levado a sociedade a viver o caos? Corrupção, tráfico de drogas, jovens espancando pessoas inocentes... Porque as pessoas, inclusive algumas autoridades que deveriam dar o exemplo, estão agindo como se não existissem leis ou princípios morais?
Você é a igreja do Senhor. Deixe a luz de Cristo brilhar através de sua vida. Seja ético!

O código de ética de Deus
Deus nos ama, por isso, estabeleceu leis, normas para nos proteger e conservar-nos saudáveis. Mas não é só isso, Ele também se preocupou em estabelecer leis que nos ajudariam a tratar bem os outros. As leis de Deus nos ajudam a distinguir o certo do errado. Ela mostra o que é pecado, e o mais importante, como evitá-lo.
Moisés, não cansava de exortar os israelitas para que obedecessem as leis (Dt 4.1). Ele sabia que a obediência era uma questão de vida ou morte. Uma pessoa que não respeita a ordem de parar quando o sinal de trânsito está vermelho, corre o risco de provocar um acidente e morrer. Assim é o jovem que não obedecer.
Quem não obedece a Palavra está na contramão do Reino de Deus.
Quando Jesus veio a terra enviado pelo Pai para pregar a Palavra ao povo, muitos acharam que Ele queria anular a Lei. Porém estavam enganados, Jesus não veio para anulá-la, mas para cumpri-lá ( Mt 5.17-19). Todavia, por meio da graça divina, Ele trouxe uma nova maneira de cumprir a Lei. É importante que você guarde isso, se deseja ser sal e luz neste mundo.

O código de ética do Reino
Você conhece o código de Deus?
Israel recebeu do Senhor a sua Lei, os Dez mandamentos, e as instruções que os fariam trilhar o caminho da Terra Prometida. Eles não somente seriam uma nação próspera, mas teriam a presença, a companhia do próprio Deus. Israel seria propriedade exclusiva de Deus ( Êx 19.5), caso obedecesse ao Concerto.
Os Dez Mandamentos foram dados aos israelitas, porém são normas orientadoras para toda a humanidade.
Muitos afirma que o Decálogo (Dez Mandamentos) são orientações apenas para a época em que fora dado, mas sabemos que o mesmo é para os homens de todos os tempos, raças e nações. Como já é do seu conhecimento, Jesus, no Sermão do Monte, declarou sua importância como marco distintivo do Reino de Deus (Mt5.20).
Os mandamentos podem ser divididos em dois grupos: os cinco primeiros dizem respeito aos deveres do homem para com o Senhor; os outros cinco, do homem para com o próximo. deus também deu ao seu povo muitas instruções éticas (Êx 23 1-9). Vejamos algumas:
a. Não prestar falso testemunho (Êx 23.1-3). Não devemos testemunhar falsamente em lugar algum, nem espalhar boatos.
b.Ajudar o inimigo (Êx 23.4-5). Jesus nos ensina amar até mesmo os que nos perseguem. ele não admite o ódio, pois ama a todos ( Mt 5.44,45; Jo 3.16; 1 Pe 2.22,23).
c. Não perverter a justiça (Êx 23.6-8). Esta foi direta para os juízes. Eles não deveriam aceitar suborno e os pobres deveriam receber um julgamento justo. Esta é uma regra que deve ser observada atualmente.
d. Lembrar-se do estrangeiro (Êx 23.9). O povo sabia o que era ser estrangeiro, por isso não deveriam maltratar os que vinham de outra pátria. Algumas nações não respeitam os estrangeiros vindos de países mais pobres. As pessoas são maltratadas e deportadas para sua pátria de origem, mesmo tendo o visto em seu passaporte e todos os documentos legais.
Algumas normas, leis dietéticas, cerimoniais ou religiosas, como as festas, não cabem a nós observá-las. Estas pertencem somente a Israel. Portanto a lei que permanece " vigente" em nossa e em todas as épocas é a lei moral de Deus.
Sem a observância dos padrões de condutas determinados pelo Senhor nas Escrituras, o mundo sem Deus vai de mal a pior. Se você quer ser um jovem de sucesso, procure ser ético.
Siga as instruções de Deus, obedeça a sua Palavra e vá na fé que você conseguirá tudo que quiser.




Graça e Paz do Senhor sejam contigo .
Cacau.


texto adaptado das lições bíblicas da CPAD.

2 comentários:

  1. É minha filha vejo que vc a cada dia que passa está crecendo na graça e no conhecimento de DEUS. Vejo que vc bem como os milhares de cristãos evangélicos espalhados pelo mundo estão a cada que passa mais estarrecidos e escandalizados com os fatos, atos e atitudes dos homens, porém é necessário que lembremos das Palavras do Senhor Jesus que é mister que isto ocorra pois, o que hoje ocorre com a humanidade já estava previsto que acontecesse, está na bíblia.
    Se faz necessário que nós, os que nos intitulamos filhos de DEUS , não nos deixarmos aprisionar pelas artimanhas do engano e do erro.
    Como está escrito: aquele que está de pé cuida para que não caia. Bem minha amada filha é isso, peçamos a DEUS pois muita graça, fé e convicção na vinda do Senhor Jesus para buscar a sua igreja e, peçamos a Ele que nos conte no meio de Seu povo. Pois só assim, preenchidos com a Graça de DEUS, com o coração cheio do Espírito Santo de DEUS, armados com a espada do Espírito e com o escudo da fé, poderemos sair vitoriosos!
    Que o Senhor nos abençõe! Fica com DEUS!

    ResponderExcluir
  2. Eeeitaa Jesus, rs
    Brigada painho pelas palavras.. Tudo que sei é obra do Espiríto Santo de Deus na minha vida e porque tenho um pai que também é conhecedor da palavra e me ensina muita coisa.
    Agradeço e Louvo a Deus todos os dias pela sua vida.

    Beeijos Pai..
    Que a Graça e a Paz do Senhor Jesus seja conosco sempre !

    ResponderExcluir