terça-feira, 9 de novembro de 2010

Não tem nada a ver, será ?

" Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo! "  Isaías 5.20


" Sendo de novo gerados, não de semente incorruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. (...) mas a palavra do Senhor permanece para sempre. e esta é a palavra que entre vós foi envangelizada."  1 Pedro 1. 23-25




Com certeza, você já deve ter ouvido as seguintes afirmações: " Não tem nada a ver!" " Depende" " Isso é muito relativo".  Para algumas pessoas, não existem mais valores morais absolutos, ou seja, o certo e o errado dependem do ponto de vista de cada um. Mas pare e pense: Os valores determinado pelo Senhor, para o homem, podem ser mudados? (" Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar " Lucas 21.33 ) Chamamos isso de relativismo moral, mas ...

O que é Relativismo? 
Relativismo, você conhece este termo? Não se preocupe. Vamos recorrer a um dicionário bíblico para analisarmos o mesmo. Segundo o pastor Caludionor Andrade em seu Dicionário Teológico (CPAD), relativismo é uma " concepção filosófica segundo a qual nada é definitivamente certo nem absoluto". Esta idéia parto do princípio de que todo ponto de vista é válido. Dá para perceber que, segundo esta visão, os princípios morais e éticos da Palavra de Deus caem por terra. Não havendo limite para o certo ou o errado, abre-se caminho para a desordem. As pessoas acreditam que podem fazer o que bem entenderem, opondo-se a Deus e ao seu povo. Para muitos, que não conhecem a Deus, o certo e o errado confundem-se. Todavia, o Senhor abomina o relativismo (Is 5.20)
O relativismo não é algo novo, exclusivo de nossa sociedade. O profeta Isaías já estava em conflito com essa "turma" que gosta de " relativisar" tudo. O profeta foi enfático ao relatar os juízos de Deus contra estes. Ele declara que fogo consumidor virá como julgamento pelo pecado (Is 5.24). Muitos querem criar suas próprias normas de vida. Estes justificam seus erros com o velho e conhecido jargão " Não tem nada a ver!" " Todo mundo faz". Mas, não se deixe enganar : " ... as más conversações corrompem os bons costumes" (1Co 15.33) Haveria então um padrão ao qual podemos e devemos seguir ?

A universalidade dos princípios bíblicos
Segundo a visão relativista, os padrões de certo errado são derivados de normas e padrões sociais. Cada sociedade tem suas normas e seus padrões que também mudam com o passar dos anos.  No Brasil, durante muito tempo as mulheres não puderam votar. Hoje têm-se o direito garantido pela constituição. Na Holanda, a morte assistida, eutanásia, é permitida. No Brasil o Código Penal proíbe tal prática. Em algumas tribos africanas os homens podem ter várias esposas. Mas, em nosso país e em várias nações, a poligamia é proibida por lei.
Notamos que a cultura, a ciência e a filosofia, estão sempre mudando ( Sl 90.5-10; Tg 4.13-17). Por isso, nossos padrões morais e éticos devem ser pautados nas Escrituras Sagradas cujos padrões são eternos e imutáveis: " mas a palavra do Senhor permanece para sempre..." ( 1 Pe 1.25) 
Os preceitos eternos do Senhor devem ser conhecidos pelo seu povo. Se não conhecermos a Palavra de Deus como vamos refutar as vãs filosofias e sutilezas do mal ? O povo de Deus, por diversas vezes, caiu na apostasia por não conhecer o Senhor e a sua Palavra ( Os 6.3; Mt 22.29). A conseqüência da falta de conhecimento foi a destruição: " O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento" ( Os 4.06).
Jovens que não estão nem aí para o estudo das Escrituras e que desprezam as doutrinas bíblicas, acabarão por assimilar os costumes do mundo. Muitos querem trazer para a igreja o que é comum do lado de fora. A desculpa é sempre a mesma: " Os tempos mudaram, não acho que isso seja tão ruim." É preciso tomar cuidado com " o que eu acho", " o que eu penso", " o que todos dizem", " o que todos fazem", é perigoso demais trilharmos pelo caminho do relativismo moral e ético, criando normas que estão em conformidade com a nossa vontade, e pela satisfação de nossos desejos e necessidades.
Precisamos viver segundo os padrões bíblicos. Quem ignora as verdades bíblicas tem mais chances de assimilar os costumes do Egito (mundo) " Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para qual eu vos levo, nem andareis nos meus estatutos Fareis conforme os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para nadares neles." ( Lv 18.3-4a).
Não é de hoje que o povo de Deus é tentado a aceitar práticas e os padrões de moralidade. Então querido ore sempre ao Senhor, pedindo que te cubra com a couraça da justiça, que derrame da Sua graça na tua vida e abra os teus olhos para que tu vejas a verdade que é Jesus. 



Beeijos da Cacau.
Jesus abençoe a tua vida e tua casa.



Texto adaptado das lições bíblicas da CPAD



Nenhum comentário:

Postar um comentário