quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Olá meus amigos, ou como diria minha filhota: “OIÊÊ Miguxos Lindos, Graça e Paz!”. Então, espero que estejam bem na Graça e na Paz de Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. Bem é o seguinte, hoje gostaria de comentar sobre alguns versículos do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus no capítulo 23, versículos 23 e 24 onde o evangelista transcreve um sermão proferido pelo próprio JESUS, vamos aos versículos:

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
24 Guias cegos! Que coais um mosquito, e engolis um camelo.

Amados, temos neste trecho das Sagradas Escrituras uma advertência, onde podemos até julgar como por demais severas, visto que proferida por Nosso Mestre, entretanto, quando analisamos a quem Ele dirigiu a mensagem passamos a entender o porquê de tão pesada mensagem.
Ora, os ESCRIBAS, os FARISEUS, bem como os SADUSEUS eram autoridades das mais consideradas e respeitadas no meio do povo Judeu. Eram os intérpretes da lei, homens que pelo conhecimento da Palavra detinham o poder de julgar o que era “certo” ou “errado” dentro dos ensinamentos constantes no que conhecemos como a LEI DE MOISÉS. Daí a palavras ásperas utilizadas por CRISTO: “Ai de vós, escribas e fariseus, Hipócritas! (...)”, em que se baseava essa afirmação? Vejamos: “Porque dais o dízimo (...), e tendes omitido o que há de mais importante na Lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé (...)” e conclui nosso Mestre: “(...) estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
Meus queridos, e nós, que ensinamentos podemos tirar para a nossa vida quando lemos estes versículos? Como aplicarmos no nosso viver congregacional? Bem, temos hoje algo bastante peculiar no seio do cristianismo com relação aos dízimos e ofertas, existem verdadeiras campanhas voltadas exclusivamente para arrebanhar fiéis que, além de professar uma fé inabalável, seja também praticante, defensor e proselitista do DÍZIMO. Porém, como bem proferiu JESUS, devemos obedecer a este preceito sem esquecermos-nos de praticar a justiça, a misericórdia e a fé. Dizimar e bom, ofertar também, devemos cumprir este mandamento, sejamos fiéis, não é certo deixar que faltem mantimentos na Casa do Senhor, porém de nada adianta a fidelidade nas ofertas junto com um coração cheio de maldade, amarguras e intrigas, pois como está escrito: “Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí lembrardes de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. (Mateus 5.23,24) Queridos vamos procurar sermos fiéis na totalidade de nosso ser, não adianta querermos enganar DEUS, sejamos dizimistas e ofertantes, mas sejamos também solidários, amorosos, ajudando-nos uns aos outros, confortando-nos uns aos outros.
Vamos procurar viver o que pregamos, e o DEUS de infinita bondade e misericórdia nos fortalecerá e nos ajudará na nossa caminhada a SIÃO CELESTIAL. Fiquemos então na presença de DEUS com nossa consciência tranqüila, sabendo que estamos buscando cumprir a sua Palavra, ou melhor, VIVENDO A PALAVRA!
Graça e Paz!

Carlos Lucena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário